As atividades experimentais realizadas pelos monitores nas escolas são dirigidas à turma cujo professor efetuou a marcação e no horário previamente combinado. As atividades são gratuitas e conduzidas por profissionais especializados na área das ciências da vida. Para que as atividades decorram em conformidade e com aproveitamento para todos os participantes, devem ser cumpridas as seguintes regras:



A. Instalações

1. O(s) monitor(es) da atividade deve(m) ser recebido(s) à entrada das instalações da escola/instituição pelo(s) professor(es) responsável(eis) pela marcação da atividade, se tal não for possível, a sua chegada deve estar devidamente informada junto da portaria/receção para que seja(m) encaminhado(s) para o local onde irá decorrer a atividade.

2. Sempre que possivel, a atividade deve ser realizada num laboratório de ciências naturais ou físico-químicas da escola/instituição em causa.



B. Material de laboratório

1. O(s) monitor(es) levará(ão) consigo todo o material necessário à realização da actividade.

2. O material, equipamento e reagentes, não deverão ser manuseados sem autorização.

3. Os participantes deverão cumprir as regras gerais de segurança em laboratório.



C. Atividade

1. As marcações de atividades ficarão ao critério da equipa responsável pelo projeto “Auto-laboratório”.

2. O requerimento de marcações é efetuado eletronicamente através do formulário disponível neste site, no separador “marcações”, onde o professor poderá também consultar a agenda com a disponibilidade.

3. As marcações terão da ser efetuadas até 15 dias antes da atividade.

4. O número máximo de alunos por atividade é de 30 participantes.

5. O(s) professor(es) responsável(eis) deverão ter o cuidado de escolher datas e horários coincidentes com aulas em laboratório e divisão da turma.

6. O(s) professor(es) responsável(eis) pela marcação da atividade deverá(ão) estar presentes durante o decorrer da actividade e assegurar o cumprimento das regras de bom comportamento e as indicações dadas pelo(s) monitor(es) para a correta realização da atividade.

7. No decorrer das atividades os telemóveis deverão estar desligados.

8. A participação oral durante a atividade deve ser ordeira e adequada à temática abordada.

9. Os participantes podem tirar fotografias durante a atividade, desde que a sessão não seja perturbada e que exista autorização por parte da escola/instituição em questão nesse sentido. Não são permitidas filmagens.



O incumprimento das regras acima mencionadas pode levar à interrupção da atividade. Sempre que se justificar, o(s) monitor(es) agirão de acordo com a situação, podendo em último recurso sair da escola e comunicar por escrito o motivo à Direcção da escola/instituição . No caso de haver mais atividades agendadas para a escola/instituição em questão, estas serão sujeitas a avaliação prévia por parte dos responsáveis do Projeto.