A abordagem prática tem uma forte componente “hands-on” “minds-on”, isto é, em que todos são convidados a participar e a descobrir novas formas de pensar e encontrar respostas para as suas dúvidas científicas, logo o “saber-fazer-saber” é a nossa premissa. As atividades estão delineadas de acordo com a faixa etária dos alunos, as metas curriculares para cada ano de escolaridade e o âmbito de trabalho do instituto.

1º e 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Área científica: Biologia
Resumo:  Nesta atividade os mais novos são convidados a explorar os seus cinco sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar. Através de algumas experiências, os pequenos cientistas irão relacionar os cinco sentidos com os respetivos órgãos associados.
Matéria abordada:  Corpo humano; Órgãos dos sentidos;
Público alvo:  1º ciclo Ensino Básico
Duração aproximada:  1:00h

Área científica: Química e Física
Resumo: Uma atividade especialmente pensada para os mais novos. Apresentar pela primeira vez o conceito de transformação química e transformação física, como recurso para criar monstros gelatinosos e velas. As técnicas utilizadas são simples e acessíveis ao público mais novo, garantindo aprendizagem e diversão para todos. Matéria abordada:  Transformações físicas e químicas
Público alvo: 1º e 2º ciclo Ensino Básico
Duração aproximada:  1:30h

Área científica: Biologia e Geologia
Resumo: O que são fósseis? Como se formam? Nesta atividade são simulados alguns processos de fossilização (moldagem e impressão) com o objetivo de compreender a importância do estudo dos mesmos na reconstrução da história da Terra.
Matéria abordada: Deriva continental; Principais processos de fossilização; História da Terra
Público alvo: 1º e 2º ciclo Ensino Básico
Duração aproximada: 1:00h

Área científica: Biologia
Resumo: Nesta atividade os alunos irão ter contacto com a microscopia, abordar o conceito de célula e de diversidade de seres vivos. Para isso, irão observar células ao microscópio (epitélio da cebola e epitélio bucal), assim como descobrir como são constituidos os insetos, as flores, entre outros, com recurso à lupa binocular.
Matéria abordada: Célula; microrganismos e microscopia
Público alvo: 1º e 2º ciclo Ensino Básico
Duração aproximada: 1:30h

Área científica: Geologia
Resumo: Como é constituído o interior da Terra? Que provas temos dessa constituição? Que atividade tem? Quais as consequências dessa atividade? Estas e outras questões relacionadas com esse grande mistério serão exploradas recorrendo à construção de modelos de vulcões explosivos e efusivos.
Matéria abordada: Vulcanismo e Sismologia
Público alvo: 1º, 2º e 3º ciclo Ensino Básico
Duração aproximada: 1:00h

 

3º CICLO ENSINO BÁSICO

Área científica: Geologia
Resumo: Como é constituído o interior da Terra? Que provas temos dessa constituição? Que atividade tem? Quais as consequências dessa atividade? Estas e outras questões relacionadas com esse grande mistério serão exploradas recorrendo à construção de modelos de vulcões explosivos e efusivos.
Matéria abordada: Vulcanismo e Sismologia
Público alvo: 1º, 2º e 3º ciclo Ensino Básico
Duração aproximada: 1:00h

Área científica: Biologia e Química
Resumo: Recorrendo a técnicas simples baseadas em príncípios químicos, serão testados um conjunto de alimentos e  identificados alguns dos seus constituintes (prótidos, lípidos, açúcares simples e complexos, contéudo de água)
Matéria abordada: Saúde e Bem-estar;
Público alvo: 3º ciclo Ensino Básico
Duração aproximada: 1:00h

Área científica: Química e Física
Resumo: Propomos um conjunto de experiências simples que visam dotar os alunos de conhecimentos na área da química, com aplicações na vida diária.  As experiências a realizar são: Mensagem Secreta; Produção de um plástico; Fogo sem fósforos; Semáforo químico; A subida do ovo.
Matéria abordada: Natureza química (pH); técnicas de separação física; produção de novos materiais; combustão; oxidação e impulsão.
Público alvo: 3º ciclo Ensino Básico e Secundário
Duração aproximada: 1:00h

Área científica: Biologia
Resumo: O que é o ADN? Será possível vê-lo a olho nu? Nesta atividade serão convidados a extrair o ADN de alguns alimentos, podendo recolhê-lo e observá-lo de seguida.
Matéria abordada: ADN; Síntese proteica.
Público alvo: 2:00h
Duração aproximada: 3º ciclo Ensino Básico e Secundário

 

ENSINO SECUNDÁRIO

Área científica: Biologia
Resumo: O que é o ADN? Será possível vê-lo a olho nu? Nesta atividade serão convidados a extrair o ADN de alguns alimentos, podendo recolhê-lo e observá-lo de seguida.
Matéria abordada: ADN; Síntese proteica;
Público alvo: 2:00h
Duração aproximada: 3º ciclo Ensino Básico e Secundário

Área científica: Biologia
Resumo: O que é o ADN? Como podemos recorrer à sua análise para identificar um indivíduo? Recorrendo a técnicas da Biologia Molecular (Restrição Enzimática e Eletroforese) tentarão encontrar um criminoso de entre um conjunto de suspeitos.
Matéria abordada: ADN; Enzimas de restrição; Técnicas Biologia Molecular
Público alvo: Ensino Secundário
Duração aproximada: 2:00h

Área científica: Biologia
Resumo: A produção de alimentos transgénicos é um tema que encontra, presentemente, uma grande atenção social. Definição do conceito de alimento transgénico e de organismo geneticamente modificado. Identificação da presença da modificação genética recorrendo ao teste de alguns alimentos, utilizando técnicas laboratoriais avançadas (Extração de ADN, PCR e Eletroforese).
Matéria abordada: OGM’s – Organismos geneticamente modificados; Alimentos Transgénicos; Técnicas  Biologia Molecular
Público alvo: Ensino Secundário
Duração aproximada: 2:00h

Área científica: Biologia
Resumo: Dada a reduzida dimensão das bactérias e à sua transparência são de difícil observação. Tendo por base uma técnica de coloração diferencial, desenvolvida em 1884 pelo médico dinamarquês Christian Gram – coloração Gram – é possível identificar e classificar as bactérias pela estrutura e composição da sua parede celular em duas classes: Gram negativas e Gram positivas.
Matéria abordada: Divisão do Mundo vivo em domínios; Distinção entre Gram positivo e Gram negativo; Constituição e estratificação da parede celular da célula procariótica.
Público alvo: Ensino Secundário
Duração aproximada: 2:00h